#GDI | Guia básico para criar um Studygram de sucesso!

     Com todo o conhecimento adquirido nesses últimos dias sobre os Studygrams devo admitir que OBVIAMENTE não sou a melhor pessoa para ensinar sobre a experiência de ter um, porque eu não tenho um, mas, como seguidora, eu, ainda assim, consigo-lhes ensinar o necessário nesse guia básico para ter um Studygram de sucesso!
     Algo que voltei a interessar-me bastante foi os Studygrams, essas lindas e inspiradoras contas no Instagram fizeram-me querer voltar a estudar, a desenhar, a aprender a, finalmente, fazer resumos funcionais e super... Cheios de frescura, sabe? Aqueles post its onde estão desenhados ou escritos alguma coisa só para dizer que tem e parecer mais legal(╯ ͡° ▽ ͡°)╯︵ ┻━┻ acho fofo demais, vou admitir mesmo.


UMA BOA MUSICA PARA VOCÊ LER ESSE POST COM AMOR ❤️


O QUE É UM STUDYGRAM?

     “Study” em português significa “Estudo” e o “gram” é apenas porque está no Instagram (hue), o que logicamente, significa: Instagram de Estudo! Talvez, se você já teve um tumblr, já deve ter visto uma conta que era apenas dedicada a postar imagens de planners, resumos ou coisas do tipo, claro, isso se tivesse procurado por coisas desse tipo, não espero que você que tenha um tumblr sobre cavalos e siga coisas de escola, nada contra cavalos.
Aqui em baixo vai uns exemplos que descrevi acima (Dos tumblrs de estudo, não dos cavalos): 
     Agora que você aprendeu o que é um Studygram e ainda quer saber como criar um, como manter ele e o que postar, além de outras coisas, é só continuar lendo! Mas faça um favor para mim e já compartilhe a postagem em alguma rede social sua, isso me ajudaria muito a trazer mais pessoas para conhecer o blog ❤️

     Materiais para criar um Studygram:
  • Celular com câmera.
  • Ter uma conta no instagram.
  • Papel/Caderno.
  • Caneta.
  • Conhecimento sobre algo.
  • Imaginação.
     Pronto! Você já tem a base da base para criar o Studygram nesse instante. Mas só precisa disso mesmo, Pietra? Obvio! Você não precisa de canetas de 20 reais cada para criar algo bom, ainda por cima algo que está meramente começando, a não ser que você já tenha, dai você pode usar o que achar melhor. Agora vamos definir algumas coisas coisinhas sobre como que vai ser a conta e o conteúdo dela.


DE UM PIN NESSA IMAGEM!

RESUMOS PARA SI OU PARA O PUBLICO?

     Uma coisa é escrever um resumo normal para si mesmo e o outro é criar resumos para outras pessoas usarem como base de estudo. Se você quiser um studygram mais pessoal, onde você só faz resumos das coisas que você quer e da forma que você entende, nem precisa olhar essa parte, só seguir para o próximo, mas, infelizmente, se você quer fazer um Studygram para as outras pessoas você ira precisar dar uma conferida nessas dicas para fazer eles direcionados ao publico.
  • Como devo escrever os resumos?
     Tente, ao máximo, escrever da forma mais legível que puder. Normalmente vejo os Studygrams sempre usando texto de forma para as pessoas, pois, é BEM mais fácil de ler.
  • Que tipo de resumos devo fazer?
     No começo, normalmente, serão aqueles que te agradem e que sejam coisas que você pensa que vão agradar ao publico também. Ao decorrer do tempo, dependendo do quanto as pessoas gostarem dos seus resumos, elas vão pedir resumos de certas coisas (Claro, você pode deixar no final das postagens que está "aceitando" pedidos de resumos de tais matérias, etc), dai depende somente de você para aceitar esses resumos ou não, por que, no final e tudo, você PRECISA saber do que está falando, pois, você está repassando conhecimento para outras pessoas, e se elas confiarem em você, vão aceitar o que você ensinar como verdade, elas não iriam esperar algo errôneo  vindo de alguém que confiam. 
  • Como tirar a foto dos resumos?
    Eu, pessoalmente, prefiro que a primeira foto seja uma foto de "destaque", por assim dizer, que seria uma mais de longe e com um ambiente bonito, sabe? E então nas próximas fotos, que seria quando você seleciona mais de uma foto para postar no insta, seriam fotos mais de perto e MUITO bem focadas para as pessoas poderem ler sem nenhuma dificuldade. 

QUE TIPO DE CONTEÚDO POSSO POSTAR?

     Existem VÁRIOS tipos de conteúdo que não sejam só resumos para postar, tudo o que você precisa é só de imaginação e inspiração, porque, no final de tudo, existe dica para tudo! Seja para postar uma receita de bolo ou uma dica de como imitar um vampiro com palitinhos japoneses (hashi). Aqui embaixo vai ter algumas coisas que acho interessante de mostrar para as pessoas junto com postagens no insta mostrando o que quero dizer (coff se eu achar coff)

  • Dicas de todos os tipos. Como já falei acima
@vicxstudies@studiesloves

  • Vídeo ou foto de um desenho seu. Se for um vídeo, o mais interessante é postar uma time lapse de você fazendo ele. O bom também é mostrar os lápis e canetas que você usou para continuar mais no nicho da conta. No final está tudo relacionado: Estudo >Materiais Escolares >Papelaria >Cadernos >Canetas >Desenhos >Outras coisas relacionadas.
@journalwrites

  • Fotos de materiais que você comprou (Ou que já tinha).
@studiesannee

  • Você testando os materiais, sendo eles os novos, ou os que você já tinha. Eu gosto de ver pessoas testando canetas pra poder ver se são de ponta fina, se a cor é boa, se passa pra outra folha, etc (Se você for fazer o teste de ver se a tinta passa pra outra folha, não se esqueça de falar a gramatura da folha, isso importa muito pras pessoas interessadas nas canetas ou no caderno)
  • Lettering é algo que MUITA gente gosta de ver. Seja um vídeo de você escrevendo ou uma foto da palavra/frase pronta.
@rchi.bujo

COMO MANTER A INSPIRAÇÃO?

     Para algumas pessoas, tipo eu, continuar inspirado é algo bem complicado, existem fatores externos demais que conseguem nos fazer desanimar de uma forma tão profunda que é bem difícil voltar ao topo quando a gente precisa. Uma das maiores causas de falta de inspiração, para mim, seria o meio em que produzo minhas coisas, as pessoas, o computador, a escrivaninha e coisas assim, alem de eu não ter uma rotina fixa pois, só agora que estou voltando a postar no blog de novo.
    Aqui embaixo está uma lista de coisas que você deveria procurar para conseguir se manter inspirado, junto com a razão delas:
  • Como montar o espaço de estudos perfeito -> Onde você vive, muitas vezes, reflete quem você é. Como você espera estar inspirado se a sua mesa de estudos tem canetas jogadas, post its com informações insignificantes espalhados por ai, milhares de livros/cadernos, que você não precisa usar no seu dia a dia, todos jogados em cima da sua mesa? Coisas inúteis ocupando quase todo o seu espaço e você tendo que O TEMPO TODO ficar arrumando a mesa pois não consegue estudar direito? Se arrume, se organize, fique bem com o local onde você trabalha/estuda.
  • 7 Formas de se manter motivado -> Motivação é a chave para tudo, sem ela como você conseguiria estudar direito? Como você conseguiria manter um feed cheio de postagens, se dedicar a responder os comentários e tudo mais? Mantenha-se motivado, mantenha-se focado, tenha fê em si mesmo que tudo vai dar certo ❤️ Ps: Eu coloquei o "Como montar o espaço de estudos perfeito" primeiro pois acredito que depois que você arrumar e ver o que é capaz de fazer, você já vai começar a se sentir motivado a continuar a melhorar.
  • Como criar um sistema de organização -> Não acho que realmente precise explicar, principalmente se você é um estudante, mas uma das coisas mais importantes é a ORGANIZAÇÃO. Se você não se organizar você não vai saber quando estudar o que, quando arrumar o que, quando você precisa se arrumar para tirar fotos dos resumos, etc.
  • 7 Dicas de como manter a produtividade -> Produza, crie, invente, reinvente!! Seja você mesmo e traga o melhor de si para fora. Mantenha-se produtivo para se manter motivado, criando assim, um ciclo lindo.

CONCLUSÃO


     Motivação e produtividade andam juntos, quanto mais você ver os resultados das coisas que você
produz, normalmente, mais você vera os resultados, vendo o que as pessoas preferem e tudo mais, você vai se sentir mais motivado a continuar assim! 
    Uma das coisas que mais me motivaram a continuar com o blog, mesmo nos anos em que eu era mais ativa, foram as pessoas comentando, compartilhando, etc. Sempre me fez sentir muito bem e feliz com o que eu estava produzindo, mas, uma das coisas que mais me motivaram a voltar com o blog, dessa vez de verdade, foi algo que a Priscila do Disse o Corvo (Um dos poucos blogs que nunca esqueci e que sempre gostei) respondeu em uma das "perguntas" em um dos meu Stories no meu Instagram Lilac Moon Soul. Me fez sentir tão bem saber que existe ainda alguém que me conhece pelo meu blog e que sabe que ele ainda existe! Foi algo que, no dia, me trouxe lagrimas de felicidade, não estou brincando, isso fez eu me sentir muito bem. Sei que a gente parou de se falar faz muito tempo mas, muito obrigada Priscila, mesmo ❤️
    A partir de agora o que você deve procurar são dicas sobre o instagram, sobre como interagir e ganhar interação de volta, sobre onde divulgar, sobre o algoritmo do Instagram, etc! Agora o resto é com você.

Se você foi uma das pessoas lindas e incríveis que chegou até aqui, não se esqueça de dar uma compartilhada nessa postagem, se for possível, para mostrar a todos esse guia básico para criar um Studygram de sucesso!

8 comentários

  1. Eu disse ontem num dos grupos do facebook que iria comentar aqui, e vou mesmo :) Em parte porque desde que criei o meu blog não tenho investido muito em divulgaçao nem em obter seguidores, e decidi comentar em blogues novos de que gostasse. Portanto este post sobre studygram chamou a minha atenção. Obviamente já comecei a seguir este cantinho ^^

    Estive a ver outras páginas do blog e notei que aquilo que você post mais são dicas, que é algo que me interessa sempre. Também notei que mudou o nome do blog imensas vezes e que o tem desde os 15 anos, mais ou menos a idade que eu tinha quando criei o Forever Sapo - agora com 20 posto no Caixa de Sapinhos, que devo ter criado há pouco mais de um ano: http://caixinha-any.blogspot.com/ Também estive a ver a sua descrição e fico feliz por ter alguém que a apoia quando está com depressão, eu tenho pessoas assim, mas são amigos, portanto têmm mais pessoas a quem dar atenção para além de mim. E eu nem acho que amizade seja em nada inferior ao amor romântico ou outro tipo de laços, mas para algumas pessoas, às vezes é...

    Eu só este ano é que quero dar uma aparência realmente bonita aos meus apontamentos e resumos/gráficos/material de estudo no geral, assim como fazer um bullet journal mega completo e criativo. Até os meses vão ter layouts e paletes diferentes entre si. Portanto nunca pensei em fazer um studygram ou studyblr, mas pode ser que se os meus objetivos correrem bem eu acabe por fazer isso - e nesse caso, este post será ainda mais útil. Achei o conteúdo bastante completo :)

    Jaa ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de conhecer outras blogueiras ;D Fico feliz que você tenha gostado e que logo mais, assim espero, você use ele XD
      Esse ano eu tambem estou começando a separar meus materiais de estudo, pela primeira vez na vida, para deixar mais "organizado" e bonito ao mesmo tempo.

      Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu sigo vários perfis de Studygram! Sou viciada de verdade, haha. Principalmente os de lettering porque eu estou querendo aprender a técnica. É uma inspiração pra quem quer estudar.

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo muito bem esse sentimento ;D Tambem quero aprender lettering! Acho tão fofo! Alem de deixar, quase, tudo mais lindo.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Gostei muito desse post, realmente me inspirou pra continuar inovando o meu studygram e aprender novas técnicas de post. Muito obrigada <3

    https://www.instagram.com/estudosdeenf/

    ResponderExcluir
  4. Adorei, comecei o meu ano passado e esse ano estou dando uma reinventada nos posts, antes era somente resumos simples, agora estou levando mais em consideração o design e o estilo diferente das fotos, não só o scan dos resumos https://www.instagram.com/resumindoambiental/

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/21/2019

    EU AMEI MUITO O SEU BLOG, GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS!!!

    ResponderExcluir
  6. Ameii o post, de verdade...
    Eu tenho um studygram que está meio parado porque eu estava desmotivada para postar, mas esse post me motivou a continuar 🖤
    (meu studygram é @sasah_study, se vocês quiserem seguir eu vou ficar muito feliz 😊)

    ResponderExcluir

Perguntas, TAGS, sugestões e muito mais são aceitos nos comentários! Porem... evite ser uma pessoa inconveniente ou rude, qualquer coisa desse tipo pode muito bem ser discutida por qualquer uma de minhas mídias sociais no privado.