#Dicas | O que fazer com um cliente que não pagou

Oie gente! Tudo bem com vocês? Então, vamos direto ao ponto, eu não postei por algum tempo pois o meu computador estava muito ruim e quando ele voltou o carregador que era quase novo estragou '-' Então eu tive que esperar alguns dias para conseguir um novo... porem dai começou as aulas e toda a minha vontade de ter uma vida acabou [Aquele drama de boa ahsuhausha] mas isso não explica do porque eu ainda n ter postado nada.... Eu só estava com muita preguiça, sério mesmo, eu estava sem a minima ideia ou vontade de fazer alguma coisa, por isso só hoje eu estou voltando a postar alguma coisa. Mas hoje eu voltei e to muito feliz com as duas novas colaboradoras do blog! A Ester e a Geovanna <3 Sério mesmo, isso vai me ajudar muito, assim eu tenho tempo de estudar durante a semana e se pah faço os posts já nos finais de semana, assim não me fodo mais do que já to, porque eu faltei a semana passada toda porque eu estava quase tendo uma overdose de remédios para dor de cabeça e.e Mas hoje o assunto do post é sobre algo sério: Clientes que não pagaram. Isso é algo que espero não enfrentar tão cedo já que sou freelancer, porem eu vejo esse post como um modo de aprender e já souber como lidar com algo assim se acontecer, existem muitas pessoas caloteiras nesse mundo e espero estar preparada para lidar com tudo isso. Agora vamos ao que importa! Venha descobrir o que fazer com um cliente que não pagou!!
Não crie treta
Sério, sei que você estar muito puta mas partir para a agressão não é um modo bom de começar uma conversa, principalmente se você quer fazer a pessoa pagar você de volta. Muito provável que ela não pague só porque você foi rude com ela, mesmo ela não percebendo que o fato de ela não ter pagado já tornou ela uma pessoa sem confiança, o que é bem pior de rude.
Cliente atrasado x cliente não pagante
Existe uma diferença entre um cliente que não pagou e um cliente com o pagamento atrasado, você só tem que saber qual é o seu. Mande um pequeno email para ele e pergunte, de maneira indireta, se vai demorar muito para ele pagar.
Exemplo:
João, tudo em ordem para o pagamento? Estamos alguns dias atrasados pelo que vi aqui, me avise se houver algum problema.
A resolução de tudo vai depender muito da resposta dele, pense com calma e não tenha medo, tudo vai se resolver o mais breve possível. Pense assim: O mundo existe a bilhões de anos, mais algumas semanas sem o pagamento, não são nada hasuhaush [Sei que isso não ajudou, desculpa ;-; ]  Se você já fez isso, espere pelo menos dois dias, pessoas que não são obrigadas a olhar os emails o tempo todos, como nós, acabam demorando um pouco para olhar. No caso dele não responder nada, tente falar com ele de uma maneira mais parida, tipo por telefone ou Facebook [Ou alguma rede social que ele possa responder rápido] Existem duas coisas que podem acontecer a partir dai: 1º Ele vai lhe responder devidamente e dizer os motivos e que vai pagar logo ou 2º Ele vai ignorar você, até possivelmente pode acabar bloqueando ou excluindo você. Por isso vou dar uma dica muito importante: Tente fazer um backup de onde você tem as conversar com ele, se for por email não apague nenhum deles, se for pelo face, tire print [Se ela tiver sido uma conversa pequena] ou faça um backup da conversa caso vocês tenham feito tudo pelo facebook. Guarde e não esqueça pois pode ser muito importante se nada acabar dando certo.

Vamos ser diretos agora
Se ele ainda não tiver respondido, mande um email dizendo que você parou o trabalho dele pelo fato de ele ainda não ter pagado.
Exemplo:
João, 
Não obtive sucesso em falar com você na semana passada, espero que esteja tudo bem. Temos um pagamento pendente e infelizmente terei que interromper o trabalho para segurar meus custos, caso não receba sua resposta nos próximos dias. 
Me retorne assim que possível, por favor.
Se o trabalho ainda não estiver completo, isso pode muito bem funcionar, porem se você já estiver feito, fique de olhos nas próximas dicas.
Renegociação
Sim, a gente vai apelar para isso. Pense assim, ele vai achar que você está dando um pequeno poder a ele, mesmo sendo que você vai fazer ele pagar a diferença no final. Mande um email para ele dizendo o seu modo de cobrança e como você vai fazer, abaixo é só um exemplo, os preços, datas e modo de parcelamento você decide por si só. Agora vamos ao exemplo de email:
João, Fui obrigado a interromper os serviços para evitar maiores prejuízos, até que possamos acertar a pendência do pagamento. Não recebi resposta sua e acredito que esteja com dificuldades para seguir com o plano de pagamento que combinamos, então preparei duas opções para você analisar: 
1. Dividimos o valor em 3 parcelas, sendo a primeira esta semana e as demais 30 e 60 dias depois. 
2. Tiro 20% do valor para o pagamento ainda este mês. Qual dessas opções é mais confortável para você?
Só para avisar, você pode não querer faze isso mas... você sabe que não temo opção se você vai querer o dinheiro.
Apelando para o email magico!! Isso mesmo que você leu, para fazer esse post eu estudei vários artigos que falavam sobre isso e em um deles apareceu essa dica de como atrair o cliente de volta com um único email "mágico" confere ai O Email Mágico que faz os clientes reaparecerem.
Apelando
Se isso não funcionar... você vai precisar, infelizmente, desistir [Ou partir para a justiça, o que vou falar logo abaixo desse] Ok, agora você vai mandar outro email, porem você vai dizer que não vai mais fazer, dizer que vai fechar o trabalho e excluir ele. Exemplo:
João, já que não obtive resposta sua sobre o projeto, estou concluindo que suas prioridades mudaram. Portanto estou fechando com o projeto aqui, você perdeu a oportunidade de pegar o seu trabalho. 

Buscando a justiça
Essa é a parte que os prints e emails podem ajudar e bastante, porem entenda que como qualquer coisa que você leva na justiça, vai demorar para caralho '-' O que torna isso uma opção bem chata de se utilizar.... Porem se você tiver um contrato com uma pessoa e os prints/emails isso pode tirar o tempo pela metade, do julgamento e essas coisas. Porem eu não vou falar muito sobre isso pois não entendo nada ahsuhasuh Se quiser saber mais sobre isso entre nesse link AQUI e no final ele vai estar falando sobre isso.
Ps: Sim, os exemplos de email do site do proposeful porem é porque eu não sei criar exemplos, sério eu sou MUITO péssima em fazer isso. Se isso for errado, é só disser que eu logo troco. Links que eu usei para referencia: Proposeful , Revista PGN, JUS, Freelance Now e Escola Freelancer

Por hoje é só isso gente! Espero mesmo que vocês tranham gostado e que possa ter sido util para vocês pois isso me ajudou muito, mesmo sabendo que se as coisas rolarem de certo modo, é melhor parar de correr atrás e desistir, mas eu tenho uma pequena perguntinha para vocês.
Vocês acham que seria certo fazer uma aba especial só para caloteiros? Tipo colocar o nome e o email para nenhuma freelancer cair nessa trap de novo? Eu acho uma boa ideia, porem não sei se isso é contra alguma lei ou eu posso ter processada por isso hasuhausha Deem suas opiniões ai em baixo pf <3 Vai me ajudar muito ;3
Beijos de estrela e fuuii!
-Pietra

3 comentários

  1. Oii Pi! ♥
    Você não sabe o quanto esse post me ajudou! Como já te contei, estou planejando abrir minha "lojinha" de Designs, vamos dizer assim. hahahahaha
    Muito sucesso com seus designs Pi, espero que dê tudo certo ♥
    Beijão!

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai, esse post vai ajudar tanto, principalmente aqueles que estão passando por isso!
    Pretendo abrir meu site de design e sei que isso vai ajudar muito <3
    Adorei o post!
    Beijos
    Sentimentos Apurados ☮

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver esses posts que ajuda muitas pessoas de uma só vez. Pra mim foi novidade ver esse estilo de postagem, porque nunca tinha visto.

    Que layout é esse? maaanooo vou roubar hahahh! já to seguindo pra nao perder nada.

    priincemodern.blogspot.com

    ResponderExcluir

Perguntas, TAGS, sugestões e muito mais são aceitos nos comentários! Porem... evite ser uma pessoa inconveniente ou rude, qualquer coisa desse tipo pode muito bem ser discutida por qualquer uma de minhas mídias sociais no privado.